A
importância da relação comunidade e escola para a melhoria da qualidade da
educação
Quando
a comunidade e a escola estabelecem uma relação permanente é possível agregar
conhecimentos abrindo um leque de possibilidades, de forma que somente a escola
ou a comunidade, por si só, não poderia agrupar. Ao trazer o cotidiano do
indivíduo para a sala de aula, é possível discutir mais facilmente não só
questões sociológicas e filosóficas, bem como uma série de outros fatores que
ao receberem determinado tratamento, facilitam a identificação das reais
necessidades e interesses do aluno, permitindo que ele primeiro conheça a si
mesmo, descubra do que ele gosta e a partir dai transforme isso em competência
e a competência em habilidade, exatamente como ocorre no Projeto Cidade Escola
Aprendiz, que parte do princípio de que, o aprender e o ensinar não se
restringem só ao ambiente escolar. Idealizado pelo Jornalista Gilberto
Dimenstein, o projeto teve início em Nova York, nos Estados Unidos, no ano de
1997, a partir da observação de como os projetos sociais influenciavam na
melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminuindo a criminalidade e
aumentando a busca pelo conhecimento. E foi assim, preocupado com os Direitos
humanos, que no ano de 1998, após um experimento de oficina de Sites,
instalou-se no bairro da Vila Madalena a sede da Cidade Escola Aprendiz que,
com a revitalização dos muros deu origem ao Bairro Escola, cujo propósito é
integrar os agentes sociais e a comunidade num amplo espaço educativo. Cidades
transformadas em comunidades educativas, ampliando as possibilidades de
aprendizagem e melhorando a qualidade de vida urbana. Cafés, praças, becos,
restaurantes, discotecas, livrarias, entre outros, transformados em salas de
aula, construindo uma cidadania melhor.
Edson Moraes
Professor de Educação Física.
Professor de Educação Física.
Parabens
ResponderExcluirVocê faz falta em nossa cidade! Abraços: Cida
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