História : Depoimento contado por Nabir Gonçalves

Nabir Gonçalves de Carvalho uma das mais antigas funcionarias da E. E. General Carneiro.
 
 


Eu estudei na Escola lá embaixo (era na casa onde morava a Luzia do Zezico, na rua Av. Getúlio Vargas) onde Dona Isaura de Campos Alvim era diretora e professora. Era uma professora muito boa, mas muito brava. Alguns dos meus colegas de classe foram: Maria de Souza Braga (mãe do Diego da Joana), Maria Almeida (filha do João Lilica), Maria Jorge (filha do Tufi – que tinha um hotel), Bolivar Tavares (sobrinho do João Lopes). Lembro-me que quando  estava na 7º / 8ª série, quando faltavam professores ou quando tiravam férias eu era chamada pra substituí-los, eu dava aula, ainda quando estudava.
Escola onde Nabir estudou
 
 Diploma de Nabir

Em cinco de maio de 1949, entrei pra trabalhar na escola onde eu era servente escolar e fiquei lá por 35 anos. Comecei a trabalhar na escola que era onde é o hospital, chamava-se Escola Reunida. Eu me lembro que saia pra comprar laranja lá na Glorinha para os meninos no recreio.

Lá eu fazia de tudo, de servente a diretora, rsrsrsrs, eu não dirigia a escola, a diretora da época era Diolina Almada Alvim, mas ficava na reta da diretora, eu ajudava em tudo, ficava tudo em minhas mãos, fazia todas as folhas de pagamento. Como era bom, eu sinto saudades!

Quando as pessoas encontram com a gente e falam: “Que saudades daquela sopa”, era uma sopa pobre, mas feita com muito amor, aí ela tornava rica, gostosa, Porque não tinha igual tem hoje, essa variedade. A gente ia no correio pegar correspondência e passava em umas abobreiras  e pegava as abobrinhas que dava na flor, pra por na sopa, era muito pobre, mas era bom demais, todo mundo comia e gostava, pedia mais.

Quando passou para o endereço novo em 1952, foi chamado Grupo Escolar General  Carneiro, logo mudou de diretora, passou a ser a Maria Aparecida Ferreira de Freitas e o prefeito que fez a mudança era João Arantes de Faria, avô do atual prefeito Roldão. Não sei contar porque o nome General Carneiro.

A escola General  Carneiro, quando foi inaugurada, tinha apenas a parte de baixo. Eram 6 salas, uma cantina, dois banheiro (um feminino e outro masculino), uma salinha que era chamada de Gabinete (onde ficava o diretor e fazia toda a parte de secretaria).


Escola General Carneiro na época de sua inauguração

“Peço para São Roque e Nossa senhora abençoar os professores e peço também para os alunos terem mais respeito e que prestem muita atenção nas aulas, para irem na escola para estudar e não para brincar e atrapalhar, peço que aproveitem bem as aulas, porque hoje tem que estudar, é de lá que se ganha o pão de cada dia.”

3 comentários:

Visualizações Blogger

Tecnologia do Blogger.

Bandeira

O que é Gincana?

Gincana é alegria e lazer saudável.
Gincana é educação.
Gincana é resgate dos valores históricos

Gincana é cultura da comunidade.
Gincana é filantropia.
Gincana é valorização da imagem.

Gincana é cultura.
Gincana é publicidade, é marketing.

Gincana é comunicação dirigida.
Gincana é geradora de respeito e amor.
Gincana é família e respeito às instituições.

Postagens populares

© 2013 Equipe Invasores -